Sant’Ana Mestra

 

Sentada em cadeira de espaldar , acomodando a Santa Menina de pé, entre as duas pernas, como se fosse uma só figura, Sant’Ana repousa as mãos nos ombros de sua filha. A virgem menina segura com suas mãos um livro aberto, vermelho, com o dorso dourado, contendo inscrições. Sua mãe aponta com o indicador da mão direita as paginas do livro. Sant’Ana tem a cabeça recoberta por coifa e véu longo, pintado de ocre, decorado com arabesco, em tons castanhos, branco e dourado, com debrum estreito ao redor da mesma , também dourado. O rosto arredondado, de expressão serena, tem olhos pintados de castanhos, com os glóbulos salientes, nariz reto afilado, e boca de lábios carnudos. Veste túnica dourada, roçagante e sobretunica também dourada, com mangas largas, deixando aparecer outras ajustadas aos punhos. É aberta na altura das coxas, caindo para os lados em suaves pregas. Pontas dos sapatos pretos à mostra. Nossa Senhora Menina, tem a cabeça voltada para frente e ligeiramente para a direita, recoberta por véu curto, com vestígios de policromia amarela, branca e dourada, deixando entrever cabelos penteados para trás, partidos ao meio, trabalhados em largas riscas, formando pequenas mechas, caindo em pontas por sobre os ombros. Veste túnica roçagante, com as pontas dos sapatos dourados à mostra, e cingida por cinto dourado. Tem mangas largas largas, deixando aparecer outras compridas, ajustadas aos punhos. Decote rente ao pescoço, com detalhe perolado. Cadeiras trabalhadas em volutas, contornada de vermelho e dourado, formando na frente os braços e pés da mesma. A parte posterior é lisa, tendo um grande orifício. Peanha circula dividida em três partes. No centro, onde a parte é mas larga, nuvens e sete querubins fazem a decoração. Na parte central encontra-se um grande querubim de asas abertas, ladeados pelos outros seis, dividido em grupos de três e arrumados simetricamente entre nuvens, que tem formato de caracóis. Na parte superior tem um friso dividido em três gomos, e na frente, dentro de uma estreita cartela, inscrição: Sacta. Anna. O friso inferior também é decorado com três gomos. Na parte posterior, a peanha é dividida em três almofadas, tendo na central a assinatura de Frei Agostinho, e na parte superior do largo friso que a contorna, a data de 1642. Estão à mostra partes de três carnações: A primeira de 1642, uma posterior, por volta de 1750 e a ultima, encobrindo o véu da cabeça, Sant’Ana, feita em 1919. 

Dimensões: 
Alt.: 0,77m
Material/Técnica: 
Barro cozido policromado e dourado.
Categoria: 
Número de Registro: 
M- 595
Procedência: 

Feita para o Solar do Unhão.

Autoria: 

Frei Agostinho da Piedade.