A edificação com localização privilegiada, no alto da escarpa, conta com uma área total construída de 5.250m², inserida em uma área livre de 8.000m².
A arquitetura da Igreja de Santa Teresa D' Ávila é nitidamente de influência renascentista, com destaque para sua torre sineira ou "espadaña" e para sua imponente e erudita fachada com modenatura de traço maneirista. Marcante também, as duas grandes volutas que ladeiam o corpo central e prenunciam o estilo barroco que marca definitivamente todo o século XVIII no Brasil.
Internamente chamamos atenção para os confessionários integrados na própria arquitetura, únicos no país, como também para a elegante cúpula sobre pendentes no transepto da igreja, com coroa de consolos lavrada primorosamente em arenito. A Igreja une-se ao convento através de um claustro de sóbrias proporções. Obra prima de bom gosto, o conjunto de arcadas em pedra de arenito e de gosto renascentista é formado por uma harmoniosa seqüência de arcos sobre pilastras dóricas que sustentam a cimalha circundante. Os corredores deste claustro são valorizados pela cobertura em abóbadas de arestas, caiadas de branco.