Composição desenvolvida na vertical, tem ao centro uma figura feminina (Virgem Maria) de pé, frontal, amparada por nuvens aos pés. A cabeça inclina-se ligeiramente para a direita e o olhar volta-se para baixo. Tem a cabeça com longos cabelos, coroada e nimbada por larga auréola, cercada de aro com dez estrelas. Veste túnica e capa brancas, está com forro esverdeado. Os braços estão abertos, em graça, cobertos por mangas que deixam ver punhos aparentes. A ampla capa está fechada na frente com decote debruado de ocre escuro, e está suspensa e segura pelas quatro mãos de dois anjos colocados lateralmente. Esses anjos estão na altura da cabeça da Senhora com as cabeças inclinadas para o centro. Estão vestidos com túnica vermelha, com decote e punhos azuis, sobre mangas transparentes e asas brancas. Do lado externo de cada um, nos ângulos superiores do quadro, estão nuvens a título de fundo. Na parte inferior, sobre uma faixa de solo marrom, estão quatro figuras masculinas, duas de cada lado, ajoelhadas. Do lado esquerdo, em primeiro plano, uma figura masculina. Trata-se de cativo imberbe, com corpo dobrado para o centro. tem as mãos presas por grilhetas de metal escuro com reflexo branco aos pés da Virgem, e Veste uma espécie de macacão vermelho. Por trás deste, no mesmo lado, outra figura masculina (Raimundo Penafort) genuflexo, que veste túnica e capa brancas, a cabeça aureolada, voltada ligeiramente para a esquerda, como está o corpo. Tem cabelos curtos, barba, bigode e os olhos se voltam para a Virgem. Tanto a Virgem, quanto este religioso trazem sobre o peito o brasão dos Mercedários, em vermelho, azul, branco e ocre. Seus braços estão abertos para fora e as mãos espalmadas. Do lado direito, tem-se em primeiro plano, outra figura masculina (cativo já liberto) que usa bata de mangas longas e calções até abaixo dos joelhos, em vermelho. Sobre o peito, uma estola branca até a cintura.Tem cabelos curtos, barba, bigode, e o olhar volta-se para cima. O braço direito está flectido sobre o peito, e o esquerdo estendido para baixo; tem a mão espalmada. Atrás deste, outra figura masculina (São Pedro Nolasco) com o corpo voltado para o centro. É calvo, tem barba, bigode, e o olhar volta-se para a Virgem. Os braços estão cruzados sobre o peito. Veste manto longo branco e por fora, capa carmesim. Segura com a mão esquerda, uma verde-escura, cingida por três pequenas coroas ocres. A mão direita está flectida sobre o peito. Obra policrômica, tem predominância das cores vermelha, branca e ocre.
Cuzco-Peru.
Desconhecida.