Nota de Pesar

O Museu de Arte Sacra da UFBA lamenta o falecimento da conservadora-restauradora Liana Gomes Silveira.

Liana foi a primeira conservadora-restauradora do Museu de Arte Sacra, onde desempenhou essa função por longos anos, e foi diretora do Museu de Arte Sacra entre 1980 e 1982.

Natural de Aracaju (SE), Liana Gomes Silveira nasceu em 9 de agosto de 1931. Em 1950, ingressou no Curso de Pintura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia onde foi discípula do restaurador João José Rescala, quando passou a auxiliá-lo no Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e no ensino da disciplina Teoria, Conservação e Restauração de Obras de Arte, ministrada na Escola de Belas Artes. Em 1956, integrou o corpo técnico formado para o restauro do antigo Convento de Santa Teresa de Ávila, sede do Museu de Arte Sacra da UFBA desde 1959, ano em que se especializou em restauro, na cidade de Madrid, Espanha. Retornou ao Brasil como restauradora efetiva deste museu, a convite do Reitor Dr. Edgard Santos. A partir de 1978, fez diversas viagens de estudo ao Instituto Real do Patrimônio Artístico (IRPA), em Bruxelas, Bélgica, para aperfeiçoamento no campo do restauro. Educadora por vocação, contribuiu para a formação de muitos restauradores brasileiros. Foi diretora do MAS entre 1980 e1982, aposentando-se em 1992, após mais de 30 anos dedicados à instituição.