A imagem expressa fisionomia tranqüila, esboçando leve sorriso. O rosto infantil está emoldurado por cabelos encaracolados. Tem olhos fechados, nariz muito bem trabalhado e lábios carnudos. O Menino usa uma veste com textura de pele de carneiro, debruado na gola, frente, punhos e pernas. A cintura é marcada por um cordão arrematado na frente por um laço. O braço direito com a mão apoiada na cabeça, num gesto pensativo, descansa sobre uma cabeça que pende do lado. A mão esquerda ampara no colo um cordeiro. O pastor está assentado sobre as pernas cruzadas, lembrando a postura de meditação oriental. As pernas estão nuas e os pés estão calçados com sandálias. A peanha que serve de base tem a forma de coração trabalhado com marfim maciço. Em cada lado da peanha. O coração sobre o qual assenta o Menino, coroa uma elevação semelhante a um monte ou pirâmide dividido em três níveis decorados com folhagens, flores, círculos, simulando lagos, aves, animais e imagens de santos com os respectivos atributos. O nível inferior mais largo é dividido em três grutas. Na maior, a do centro, vê-se Santa Madalena, deitada, apoiada no braço direito lendo um livro. A gruta direita é ocupada por São Pedro arrependido, cujas mãos entrelaçadas e posição do corpo expressam angústia e aflição. O pequeno galo empolera-se ao lado, sobre uma coluna. Na gruta esquerda, São Jerônimo ora ajoelhado diante de um crucifixo apoiado na parede da gruta junto a um leão. Encimado este nível, um cão ladeado por dois círculos simulando lado, aves e carneiros. O nível do meio é centrado por um chafariz simbolizando a fonte da vida, decorado por animais. Na última bacia aparece figura de um anjo cujos braços estão mutilados. No lado esquerdo São João Batista, de pé, indica o Menino Jesus acima. O nível superior, sob o qual apóia o coração que serve de peanha, três cordeiros, um de um lado e dois do outro. A parte posterior é trabalhada em losangos.
Casa Moreira
Desconhecida