Nos dias 19 e 21 de setembro, o Museu de Arte Sacra (MAS) da UFBA está com uma programação especial, que integra as atividades da 17ª Primavera dos Museus, evento promovido Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem como tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas".
As atividades iniciam na manhã do dia 19/09, com a visita mediada à exposição “A Tradição Artística da Escola de Pintura Cusquenha”. No mesmo dia, às 15h, o MAS-UFBA recebe os grupos Vivavós, formado por pessoas da terceira idade que divulgam a cultura popular do samba de roda, e o Mesa de Ogans, composto por integrantes que apresentam a musicalidade das religiões de matrizes africanas. Os convidados irão bater um papo sobre a tradição do samba de terreiro, a trajetória dos grupos, e ao final ocorrerá a apresentação dos grupos, em um cenário que mistura, história, religiosidade e a bela vista a Baía de Todos os Santos.
Já no dia 21 de setembro, às 15h, ocorre a mesa-redonda “A transversalidade no Direito à Memória”, com a mestra em Museologia Adiane Candeias (MAS-UFBA), o Dr. Taquari Pataxó (UFBA), o Prof. Dr. Carlos Caroso (UFBA) e com Prof. Dr. Francisco Alfredo Guimarães (UNEB), que dialogarão sobre as Memórias indígenas em diferentes perspectivas.
Serviço
Programação do Museu de Arte Sacra da UFBA na 17ª Primavera dos Museus
Local: Rua do Sodré, bairro Dois de Julho
Data: 19 e 21 de setembro de 2023
Entrada: Gratuita
Certificado: Participantes com 100% de presença
Informação: mas.educativo@ufba.br