Museu de Arte Sacra da UFBA divulga a programação da 17ª Primavera dos Museus

Nos dias 19 e 21 de setembro, o Museu de Arte Sacra (MAS) da UFBA está com uma programação especial, que integra as atividades da 17ª Primavera dos Museus, evento promovido Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem como tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas".

As atividades iniciam na manhã do dia 19/09, com a visita mediada à exposição “A Tradição Artística da Escola de Pintura Cusquenha”. No mesmo dia, às 15h, o MAS-UFBA recebe os grupos Vivavós, formado por pessoas da terceira idade que divulgam a cultura popular do samba de roda, e o Mesa de Ogans, composto por integrantes que apresentam a musicalidade das religiões de matrizes africanas. Os convidados irão bater um papo sobre a tradição do samba de terreiro, a trajetória dos grupos, e ao final ocorrerá a apresentação dos grupos, em um cenário que mistura, história, religiosidade e a bela vista a Baía de Todos os Santos.

Já no dia 21 de setembro, às 15h, ocorre a mesa-redonda “A transversalidade no Direito à Memória”, com a mestra em Museologia Adiane Candeias (MAS-UFBA), o Dr. Taquari Pataxó (UFBA), o Prof. Dr. Carlos Caroso (UFBA) e com Prof. Dr. Francisco Alfredo Guimarães (UNEB), que dialogarão sobre as Memórias indígenas em diferentes perspectivas.

Programação do Museu de Arte Sacra da UFBA na 17ª Primavera dos Museus

Local: Rua do Sodré, bairro Dois de Julho