Composição na horizontal, com vista aérea da parte baixa do conjunto de Santa Teresa, provavelmente de sobrado em frente do segundo portão. Em primeiro plano, do lado direito, há a copa de uma árvore grande e do lado esquerdo, tomando todo o ângulo inferior, ligando-se a outras que vão até a parte de trás do edifício. A igreja aparece em toda sua extensão pelo lado direito. Tem o frontispício dividido em três partes, na vertical. É de cor ocre e tem na parte inferior, as arcadas do pórtico, a do centro maior que as laterais. Acima, no centro, está um nicho e acima deste, uma janela ladeada por brasões estilizados. É arrematado por frontão triangular, com óculo e pináculos laterais e, ao alto, por cruz latina. Agregado a caixa da nave, lateralmente, dois pavilhões com porta frontal, ladeada por painéis de azulejos azuis e brancos. São ornamentados por pilastras laterais, arrematados por pináculos. Estes corpos são unidos a Igreja por grandes volutas. A Igreja exibe cobertura em vários planos, com a espadana (sineira) plantada sobre a parede lateral direita, e mirante, visto de quina com duas janelas em cada parede aparente. Ao lado do mirante, há pequena construção com uma janela e telhado de três águas. No corpo lateral do edifício existem várias janelas, na parte mais superior da parede. Na parte baixa dessa parede, para a esquerda, está a murada e a escada que dá acesso ao átrio da Igreja. Na extremidade esquerda, vê-se parte do edifício do convento, destacando-se os pavimentos superiores em duas ou três águas. O fundo tem uma faixa de mar à direita, e um pedaço da Ilha de Itaparica. O céu é azul claro, com nuvens luminosas. No ângulo inferior, à direita, está a assinatura do artista (O. Caetano) e a data de execução (1962). Tem moldura larga, trabalhada com detalhes em baixo relevo.
O tema é o Convento de Santa Tereza que nesse período passava por reformas para se transformar no MAS, e chamou a atenção de muitos artistas contemporâneos, nacionais e estrangeiros.
Doação da Reitoria da UFBA.
Oscar Caetano.