Convento de Santa Tereza

 

Composição na horizontal, com vista aérea da parte baixa do conjunto de Santa Teresa, provavelmente de sobrado em frente do segundo portão. Em primeiro plano, do lado direito, há a copa de uma árvore grande e do lado esquerdo, tomando todo o ângulo inferior, ligando-se a outras que vão até a parte de trás do edifício. A igreja aparece em toda sua extensão pelo lado direito. Tem o frontispício dividido em três partes, na vertical. É de cor ocre e tem na parte inferior, as arcadas do pórtico, a do centro maior que as laterais. Acima, no centro, está um nicho e acima deste, uma janela ladeada por brasões estilizados. É arrematado por frontão triangular, com óculo e pináculos laterais e, ao alto, por cruz latina. Agregado a caixa da nave, lateralmente, dois pavilhões com porta frontal, ladeada por painéis de azulejos azuis e brancos. São ornamentados por pilastras laterais, arrematados por pináculos. Estes corpos são unidos a Igreja por grandes volutas. A Igreja exibe cobertura em vários planos, com a espadana (sineira) plantada sobre a parede lateral direita, e mirante, visto de quina  com duas janelas em cada parede aparente. Ao lado do mirante, há pequena construção com uma janela e telhado de três águas. No corpo lateral do edifício existem várias janelas, na parte mais superior da parede. Na parte baixa dessa parede, para a esquerda, está a murada e a escada que dá acesso ao átrio da Igreja. Na extremidade esquerda, vê-se parte do edifício do convento, destacando-se os pavimentos superiores em duas ou três águas. O fundo tem uma faixa de mar à direita, e um pedaço da Ilha de Itaparica. O céu é azul claro, com nuvens luminosas. No ângulo inferior, à direita, está a assinatura do artista (O. Caetano) e a data de execução (1962). Tem moldura larga, trabalhada com detalhes em baixo relevo.

Dimensões: 
Alt.: 0,58m Larg.: 0,86m
Material/Técnica: 
Óleo sobre tela
Categoria: 
Número de Registro: 
M - 657
Observações: 

O tema é o Convento de Santa Tereza que nesse período passava por reformas para se transformar no MAS, e chamou a atenção de muitos artistas contemporâneos, nacionais e estrangeiros. 

Procedência: 

Doação da Reitoria da UFBA.

Autoria: 

Oscar Caetano.