Arcaz com 16 pinturas

 

Móvel de formato retangular. A parte inferior é ornada por friso goivado e escavado. Tem cercaduras em frisos de gomos, contornada por friso em ondas superpostas. Na frente aparecem 21 gavetões. No centro, estão 9 gavetões superpostos três a três, com a parte frontal dividida, cada um em três almofadas imitando gavetas. As almofadas centrais têm puxadores torneados (18) com pingo central de marfim. Têm, no centro, fechaduras simples com contorno de marfim. A parte frontal dos gavetões é ornada por ressalto e por friso em zig- zag, formando relevo, intercalado por friso liso. Nas laterais, provavelmente como resultado de intervenções posteriores, Os gavetões (12) são com almofadas sem ressalto, apenas com frisos com entalhes simples. Algumas gavetas só têm frisos lisos em ressalto. Tem fechaduras simples e puxadores como os demais. Contornando o tampo existe um friso em ondas superpostas, em ressalto e, sobre ele um friso goivado. O tampo é liso e tem ao fundo, perpendicularmente, 16 painéis dispostos na parte frontal e nas laterais (descritos em fichas próprias separadas), com molduras retangulares, contornados com o mesmo tipo de friso, intercalados por estípides ornadas com volutas em "S" centrado por folhas de acanto em ressalto e pérolados arrematado por friso em ressalto com tríglifos. No centro, sobre um calvário vazado, e em volutas, está a imagem de Cristo Crucificado.  Este é de elaboração posterior.Obra do século XVII/renascentista.       

Dimensões: 
Alt.: 1,12 m Larg.: 10,72 m Prof.: 1,38 m
Material/Técnica: 
Marcenaria, entalhe / madeira, marfim
Categoria: 
Número de Registro: 
O+56
Observações: 

No século XVIII esse tipo de móvel era chamado de"caixão". Arcaz é uma designação que foi dada pelos historiadores da arte dos anos 1940-1950 que, também, passaram a chamar o trabalho de talha, em forma de ondas superpostas, de “tremidos” ou “talha tremida”. Como todos os móveis de guardar do século XVIII, essa peça tem uma estrutura retilínea, com características renascentistas e que conviveu com o barroco durante todo o século citado. Toda estrutura é de vinhático, guarnecido de jacarandá. 

Procedência: 

Antigo Convento de Santa Teresa- Hoje Museu de Arte Sacra.

Autoria: 

Desconhecida.