História da instituição

O MAS/UFBA encontra-se consolidado e reconhecido como um dos mais importantes museus no gênero nas Américas , não somente pela sua rara e preciosa coleção de Arte sacra Cristã, mas também por ela estar abrigada em um dos mais destacados conjuntos arquitetônicos seiscentista brasileiro. Instalado no antigo Convento de Santa Teresa, o Museu de Arte Sacra da UFBA foi inaugurado em 10 de Agosto de 1959, pelo então Reitor da Universidade Federal da Bahia, Edgar Santos. Foi assinado um convênio entre a Universidade e a Arquidiocese de São Salvador pelo qual a Universidade obrigava-se a restaurar o conjunto arquitetônico com a assessoria e supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Museu de Arte Sacra nasce como o primeiro museu universitário da Bahia. Sua proposta desde a criação esteve voltada não apenas à valorização patrimonial, mas a disseminação do conhecimento à sociedade, através de cursos e pesquisas, servindo como instrumento de investigação científica.

  • Criado em 10 de agosto de 1959, mantido como Órgão suplementar da Universidade (conforme consta no decreto 62.241 de 08/02/1968).

  • Vinculado a Reitoria através da Resolução nº157 de 20/11/1969.

  • “Art. 3º : Como órgão suplementar vinculado à reitoria, destina-se o Museu de Arte Sacra, nos termos do artigo 61 do Estatuto da UFBA, a auxiliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, executando os programas elaborados pela Reitoria”.

  • Possui Regimento datado de 1972.